S.energia procedeu à apresentação do projecto RecOil, a 19 de Dezembro de 2013, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcochete, no âmbito da sessão “Reduzir, Reutilizar e Reciclar” integrada nos “Encontros com Energia” – evento temático anual em torno da eficiência energética e sustentabilidade ambiental.

 

Os “Encontros com Energia” constituem um ciclo de Seminários e Workshops divididos em meses temáticos de acesso livre, os quais pretendem sensibilizar por um lado, a população dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete para a premência do incremento da eficiência energética através da adopção de comportamentos mais eficientes e o recurso a fontes energéticas mais amigas do ambiente, proporcionando por sua vez a divulgação das actividades da S.energia junto da comunidade local. 

 

 

Começando por se deter sobre a estrutura geral do projecto, a Agência de Energia apresentou a estratégia de sensibilização para separação selectiva de óleo alimentar usado (OAU) nos Concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, no âmbito das campanhas promocionais do projecto.

 

Num primeiro momento, serão afixados painéis publicitários alusivos ao projeto RecOil nas superfícies exteriores dos veículos de algumas carreiras dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) e Transportes Sul do Tejo (TST), sendo igualmente projectado o vídeo promocional do RecOil nos barcos das carreiras Barreiro-Lisboa da Soflusa. Serão igualmente afixados cartazes e mupis nos Concelhos do Barreiro, Moita Montijo e Alcochete, e prevê-se distribuir um folheto informativo através das facturas da água emitidas pelos municípios.

 

A campanha de sensibilização, irá contemplar num segundo momento, ações de sensibilização no terreno, mais próximas dos cidadãos de maneira a sensibilizar os munícipes para a correta separação seletiva e depósito de OUA nos óleões, prevendo-se a distribuição de funis para a recolha do OUA gerado em suas habitações. Por fim, serão realizadas ações temáticas sobre o ciclo dos óleos alimentares dirigidas às comunidades escolares da região. 

 

 

Crê-se que a estratégia apresentada possibilitará a sensibilização de um número significativo de munícipes, e que esta se repercutirá no aumento de OAU recolhido pelos sistemas de recolha municipais, e na diminuição dos despejos deste resíduo nos sistemas de recolha de águas residuais. 

 

Source: S.energia