Um dos principais objetivos do Projeto RecOil é reunir informação sobre sistemas de recolha de OAU e sobre campanhas promocionais realizadas nos países participantes no projeto: Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Bélgica. Foram recolhidos 44 sistemas (1 Belga , 3 Espanhois , 6 Gregos, 9 Italianos e 25 Portugueses) sendo de seguida comparados a fim de identificar os aspetos comuns e os pontos críticos dos sistemas OAU identificados. Os aspetos comuns que se destacam são:
1 . Em todos os casos, salvo raras exceções, as autoridades locais ou agências locais (ou seja, empresas de gestão de resíduos ou energia) são os principais promotores da iniciativa. O seu apoio é bastante importante para envolver os cidadãos e melhorar a sua consciência;
2 . As empresas que recolhem o óleo também são frequentemente responsáveis pelo transporte e transformação do OAU (63% dos casos com resposta);
3 . O método de recolha mais usual consiste na instalação de pontos de recolha públicos em locais como escolas, supermercados, estacionamentos, edifícios municipais , etc. (33 de 44 casos relataram este tipo de recolha). Os pontos de recolha são colocados em locais facilmente acessíveis com grande afluxo de pessoas (a curta distância é fundamental). As escolas são o lugar mais comum para recolher o OAU.
4 . Na maioria dos casos o OAU é entregue por cidadãos em garrafas ou outros recipientes fornecidos pelas empresas de instalação (60% dos casos com resposta). A recolha /entrega do produto deve ser feita o mais simples possível. Uns funis especiais podem ser fornecidos para facilitar a colocação do OAU nas garrafas de plástico. As atividades promocionais podem ser úteis, tais como, um concurso ou recompensas para os cidadãos (por exemplo, azeite virgem em troca de OAU).
5 . Na maioria dos casos, o OAU é pago em bens e serviços (57% das respostas). Quando o óleo é pago em bens, estes podem ser o próprio biodiesel (ou seja, 1 litro de biodiesel por 7 litros de OAU, ou 5 % do OAU recolhido anual), bem como produtos de limpeza e detergentes. Em vários casos, o OAU é pago em serviços, tais como, a organização do sistema de recolha e transporte, ou o desenvolvimento de material promocional e a organização de campanhas promocionais.
6 . O principal destino do OAU recolhido é a produção de biodiesel (88% das respostas). Na maioria dos casos, o biodiesel produzido é vendido no mercado (38 %) e parcialmente utilizado pelas empresas que promovem a sua utilização, por exemplo, para as frotas de camiões municipais (14 %).
7 . Em quase todos os casos, foi desenvolvida a promoção massiva através de múltiplas atividades de comunicação: publicação da iniciativa em jornais, utilizando folhetos, brochuras, cartazes, outdoors, mensagens em veículos, programas de TV, programas de rádio, websites e comunicação social, o recipiente de recolha em si. É também promovido um vasto compromisso com os atores locais, por exemplo, envolvendo associações de vizinhos, consumidores e associações do consumidor, ONG’s, supermercados, empresas locais de gestão de resíduos. Em particular, o envolvimento das escolas é muito usual: visitas a escolas e workshops com professores e encarregados de educação representam um momento muito importante de divulgação.
Fatores críticos
Foram também identificados alguns pontos criticos da informação compilada:
- Limpeza e manuetnção (salpicos, derrames);
- Falta de sensibilização/promoção;
- Distância ao ponto de recolha de OAU;
- Contaminação do OAU com oleo mineral;
- Contaminação dos óleões com resíduos sólidos urbanos (e.g., plástico, vidro, resíduos orgânicos, etc.).
- A quantidade de OAU recolhida pode não ser suficiente para satisfazer as necessidades dos produtores de biodiesel.
Analysis of previous experiences in UCO collection.
Compilation of UCO collection promotional campaigns.
Guidelines for UCO collection, transport and promotion campaigns based on previous experiences.